quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Pensar é um mau uso da mente" Robert Wong


Entrevistei um palestrante muito inteligente, espirituoso e afável, Robert Wong, no saguão do Crowne Plaza, em Belém. Fico muito agradecida pela experiência de, em aproximadamente 30 minutos, apreender tantos conceitos em tão curto espaço de tempo. Amadurecemos com as vivências e não com o tempo que passa. Mesmo porque podemos passar por eles, inertes. E quando falávamos de vivência, ele enfatizava o desprezo pelo passado enquanto trauma ou fato negativo. De fato, eu também concordo que devemos aprender com os fatos negativos, amadurecer e fazer diferente, ao invés de incorrer nos mesmos erros, como uma espécie de círculo vicioso. Valeu!

Robert Wong é autor dos livros “O sucesso está no equilíbrio” e “Super Dicas para conquistar um ótimo emprego”. Graduou-se em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e cursou pós-graduação na Inglaterra com uma bolsa da Confederation of British Industry Scholar. Considerado pela revista The Economist um dos 200 mais destacados headhunters do mundo, Wong oferece, entre outros serviços, palestras, coaching, consultoria e desenvolve projetos para empresas. Trabalha há 27 anos como headhunter.

P= Quais os caminhos para alcançar o sucesso?
R= O maior investimento está no potencial humano. Sempre precisamos ter em mente que não utilizamos sequer 10% do nosso potencial humano e esta tem sido a meta do meu trabalho com as pessoas, o que chamo de RSPV, ou seja, ajudar o indivíduo (que significa um ser “não divisível”) a “Realizar Seu Verdadeiro Potencial”.

P= Como desenvolver esse potencial?
R=No mundo atual prevalece o desequilíbrio, causado principalmente pelo fato do ser humano estar hoje mais normal, que é seguir as normas da sociedade e estas são “normalmente” falsas e hipócritas, ao invés de ser natural, ou seja seguir as leis da Natureza que são absolutas. Isto leva à adesão de valores uniformes produzidos pela Padronização Cultural e a consequente perda da identidade. Os mecanismos que utilizo partem da premissa do autoconhecimento que, por sua vez, gera a autoconfiança. Cada pessoa nasce com um dom, que pode traduzido como benção ou presente, mas é preciso des-cobrir, desenvolver e compartilhar esse dom por meio de ações e transmitir essa visão privilegiada a outras pessoas.

P= Quem será o profissional do futuro?
R= Não faz bem pensar em demasiado no futuro. Precisamos pensar mais o presente e o presente requer autoconhecimento, auto-reflexão e autoconfiança para que tenhamos sucesso. Bill Gates abandonou a Universidade porque acreditava que ela o engessava. Ele certamente possuía essa autoconfiança, fruto da consciência que tinha de sua capacidade. Como você explica um homem que cursou Harvard, o americano Barack Obama, e outro que só terminou o ensino médio, nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegarem à Presidência dos seus respectivos países? De novo, a Autoconfiança!

P= Mas a auto-reflexão nem sempre gera autoconfiança...
R= Isso acontece porque a informação só tem valor real quando se transforma em conhecimento e, por conseguinte, em compreensão. Não alcançar esse estado de consciência ou compreensão sobre o que somos e o que queremos ser reflete um comportamento autosabotador que cerra os ouvidos para nosso chamado, que nos revela a nossa verdadeira vocação, que é o sinônimo de voz interior.

P= O que prevalece, a teoria ou a pratica?
R= Ambos, ou seja, a conjunção entre elementos da teoria e da prática. Isso é o que produz o enriquecimento do ser humano e o alcance da nossa maior riqueza, a sabedoria. Encontrar a vocação é uma coisa que apenas você pode fazer, abrindo todos os canais interiores para a compreensão de suas potencialidades e assim, finalmente, alcançar a liberdade, o sentimento mais nobre no ser humano.

P= ... Não seria a capacidade de amar ao próximo?
R= Amor é um sentimento maravilhoso, mas transforme a palavra amor no verbo amar, sempre com equilíbrio, pois, amar demais se transforma em paixão, que advém da palavra grega “pathos” que, por sua vez, significa dor, sofrimento, patologia, doença. Amar é criar condições para que a pessoa amada possa conhecer e desenvolver seu potencial, e não simplesmente proteger e dar demonstrações de afeto. Então, comece por amar a si próprio, dando condições para você realizar seu verdadeiro potencial!

P= Qual o caminho para alcançar o equilíbrio?
R= Meditar. Mas a prática da meditação com essa finalidade não consiste em apenas sentar em posição de lótus ou entoar mantras e sim centrar-se em uma atividade do presente e a ela dedicar toda a sua atenção. Meditação é estar no meio ou no centro da ação ou atividade inserido no tempo presente. Estou neste momento meditando com você, pois estou totalmente aqui nesta entrevista. O maior problema das pessoas é que elas falam com você e estão pensando em outras coisas ao mesmo tempo; assim perdem o foco e embotam o potencial do cérebro. Melhor do que pensar, que está ao nível da mente, é sentir, que leva sua conscientização ao nível do coração, da alma. Uma grande diferença!

O sucesso está no equilíbrio
WONG, Robert
Editora: Campus
216 pgs.
Resenha: O equilíbrio é a chave do sucesso pessoal e profissional e pode ser alcançado por meio de uma viagem interior, de autoconhecimento. O autor mostra neste livro que a sabedoria não é um privilégio de filósofos, mas surge de uma combinação entre as teorias (conhecimento) e práticas (experiência) assimiladas ao longo da vida.
Baseado em sua vivência e na combinação de três diferentes culturas, a chinesa, a anglo-saxônica e a brasileira, ele desenvolve o conceito de genuíno interesse e de como viver a vida, em todos os seus pequenos momentos, com inspiração e plenitude. Neste livro, Wong ensina como equilibrar a vida profissional, pessoal e espiritual para atingir um estado de equilíbrio, sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário